3 de setembro de 2012

O que é Idolatria




Idolatria é o culto prestado a ídolos (criaturas ou objetos), sendo o ídolo a figura representativa de uma divindade, não tendo nenhum sentido esta extensão para o Deus verdeiro, criador e mantenedor do universo. Em I Tm 2.5, a Bíblia deixa muito claro: "Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem." Então, criar intermediários entre o homem e Deus é uma forte agressão ao próprio Deus.

De acordo com Ap 21.8, veja o grupo pecaminoso que pertence a idolatria: "Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre; o que é a segunda morte." Ao idólatra está reservada a segunda morte, a morte eterna. (Jo17.3) "E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. " amais podemos esquercer a recomendação amorosa do apóstolo João: "Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Amém" (I Jo 5.21).

Se você tem dúvidas quanto ao culto idólatra e busca com sinceridade cristã a forma real de adorar a Deus, não pode deixar de ler o capítulo 10 de Jeremias, reproduzido parcialmente aqui: "OUVI a palavra que o SENHOR vos fala a vós, ó casa de Israel." Assim diz o SENHOR: Não aprendais o caminho dos gentios, nem vos espanteis dos sinais dos céus; porque com eles se atemorizam as nações. Porque os costumes dos povos são vaidade; pois corta-se do bosque um madeiro, obra das mãos do artífice, feita com machado; Com prata e com ouro o enfeitam, com pregos e com martelos o firmam, para que não se mova. São como a palmeira, obra torneada, porém não podem falar; certamente são levados, porquanto não podem andar. Não tenhais receio deles, pois não podem fazer mal, nem tampouco têm poder de fazer bem. Ninguém há semelhante a ti, ó SENHOR; tu és grande, e grande o teu nome em poder. Quem não te temeria a ti, ó Rei das nações? Pois isto só a ti pertence; porquanto entre todos os sábios das nações, e em todo o seu reino, ninguém há semelhante a ti. Mas eles todos se embruteceram e tornaram-se loucos; ensino de vaidade é o madeiro. Trazem prata batida de Társis e ouro de Ufaz, trabalho do artífice, e das mãos do fundidor; fazem suas roupas de azul e púrpura; obra de peritos são todos eles.
Mas o SENHOR Deus é a verdade; ele mesmo é o Deus vivo e o Rei eterno; ao seu furor treme a terra, e as nações não podem suportar a sua indignação. Assim lhes direis: Os deuses que não fizeram os céus e a terra desaparecerão da terra e de debaixo deste céu. Ele fez a terra com o seu poder; ele estabeleceu o mundo com a sua sabedoria, e com a sua inteligência estendeu os céus. Fazendo ele soar a sua voz, logo há rumor de águas no céu, e faz subir os vapores da extremidade da terra; faz os relâmpagos para a chuva, e dos seus tesouros faz sair o vento. Todo o homem é embrutecido no seu conhecimento; envergonha-se todo o fundidor da sua imagem de escultura; porque sua imagem fundida é mentira, e nelas não há espírito. Vaidade são, obra de enganos: no tempo da sua visitação virão a perecer. Não é semelhante a estes aquele que é a porção de Jacó; porque ele é o que formou tudo, e Israel é a vara da sua herança: SENHOR dos Exércitos é o seu nome."

Não há nenhum santo no céu que pode inerceder pelos humanos, a não ser apenas o Senhor Jesus Cristo que é a primícia dos que morreram (I Co 15.20), ressuscitou em glória e foi elevado as alturas (At 1.9-11), o que é garantido pela Bíblia: "Ora, ninguém subiu ao céu, senão o que desceu do céu, o Filho do homem, que está no céu" (I Co 15.20). Os santos mortos só ressuscitarão, em glória, lógico, quando o Senhor Jesus voltar com os que morreram (agora ressuscitados), para arrebatar a Sua Igreja. O apóstolo Paulo nos adverte sobre este assunto para não sermos ignorantes, com as palavras de I Ts 4.13.18.
A escritora Gilvanete de Andrade Costa Silva em seu livro Estudos Bíblicos para Grupos Familiares (Editora Vida), apresenta o seguinte estudo sobre a idolatria:



1- O QUE DEUS DIZ SOBRE A IDOLATRIA
a) O ídolo não deve ser adorado (Ex 20.4-6).
b) O ídolo traz maldição divina a quem o faz (Dt 27.15).
c) O ídolo embrutece os que o fazem (Sl 115.8).
d) O ídolo é mentira (Jr 10.14).


2 - O QUE JESUS E OS APÓSTOLOS DIZEM A CERCA DA IDOLATRIA
a) Devemos adorar a Deus em espírito e em verdade (Jo 4.24).
b) Devemos conhecer o Pai como único Deus verdadeiros (Jo 17.3).
c) Devemos conhecer a Jesus como único caminho e Porta (Jo 14.6; 10.9).
d) Devemos orar apenas em nome de Jesus (Jo 15.16; 16.23).
e) Devemos servir somente a Deus (At 17.25).
f) Devenis guardar-nos dos ídolos (I Jo 5.21).


3-SETE MOTIVOS PORQUE DEUS ABORRECE A IDOLATRIA
a) Porque Deus não compartilha a sua glória (Is 42.8).
b) Porque só o sangue de Jesus nos leva a Deus (Hb 10.19).
c) Porque nem Maria, nem os apóstolos e ninguém mais podem salvar
(Hb 7.25; 7.28; 4.1; I Tm 2.5).
d) Porque só Jesus é o caminho (Jo 14.6; At 4.12).
e) Porque Jesus possui toda autoridade (Mt 28.18).
f) Porque há um só Senhor (I Co 8.6; At 2.36; Lc 2.11)."

Portanto, devemos fugir da idolatria (I Co 10.14); conforme a carta de Paulo, o apóstolo, aos gálatas (Gl 5.20), ele inclui a idolatria no grupo de pecados da feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões e heresias; também o apóstolo Pedro condena enfaticamente a idolatria (I Pe 4.3); No reino de Cristo e de Deus, os idólatras não têm herança (Ef 5.5).

Desde o Velho Testamento Deus sempre chamou a consciência espiritual do seu povo contra a idologria: "(Ex 20:4-5) Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o SENHOR teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam."

O próprio apóstolo Pedro condenou a adoração a santos, quando Cornélio prostou-se aos seus pés adorando-o, ele condenou tal atitude, é o que Atos 10.25-26, relata: "E aconteceu que, entrando Pedro, saiu Cornélio a recebê-lo, e, prostrando-se a seus pés o adorou. Mas Pedro o levantou, dizendo: Levanta-te, que eu também sou homem."
O apóstolo Paulo juntamento com Barnabé, rejeitaram rreceber adoração, está em Atos14: "

11 As multidões, vendo o que Paulo fizera, levantaram a voz, dizendo em língua licaônica: Fizeram-se os deuses semelhantes aos homens e desceram até nós.

12 A Barnabé chamavam Júpiter e a Paulo, Mercúrio, porque era ele o que dirigia a palavra.

13 O sacerdote de Júpiter, cujo templo estava em frente da cidade, trouxe para as portas touros e grinaldas e, juntamente com as multidões, queria oferecer-lhes sacrifícios.

14 Quando, porém, os apóstolos Barnabé e Paulo ouviram isto, rasgaram as suas vestes e saltaram para o meio da multidão, clamando

15 e dizendo: Senhores, por que fazeis estas coisas? Nós também somos homens, de natureza semelhante à vossa, e vos anunciamos o evangelho para que destas práticas vãs vos convertais ao Deus vivo, que fez o céu, a terra, o mar, e tudo quanto há neles;".
Os anjos também se recusam a receber adoração idólatra: ( Ap 22): "8 Eu, João, sou o que ouvi e vi estas coisas. E quando as ouvi e vi, prostrei-me aos pés do anjo que mas mostrava, para o adorar. 9 Mas ele me disse: Olha, não faças tal; porque eu sou conservo teu e de teus irmãos, os profetas, e dos que guardam as palavras deste livro. Adora a Deus."

Maria, a mãe do Senhor Jesus, nas bodas de Caná da Galiléia, ao faltar vinho ela faz uma intermediação junto a Jesus, que está em Jo 2.3-5: "E, faltando vinho, a mãe de Jesus lhe disse: Não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora. Sua mãe disse aos serventes: Fazei tudo quanto ele vos disser." Maria achou graça diante de Deus (Lc 1.30), mas o seu relacionamento espiritual com Jesus era de uma mulher que se alegrava no seu salvador: "Disse então Maria: A minha alma engrandece ao Senhor, E o meu espírito se alegra em Deus meu salvador" (Lc 1.46-47). A salvação é para pecadores e é exclusiva em Deus por intermédio do Senhor Jesus.

Caro amigo(a) leia atentamente a Palavra de Deus: (Sl 115:4-9) "Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; olhos têm, mas não vêem. Têm ouvidos, mas não ouvem; narizes têm, mas não cheiram. Têm mãos, mas não apalpam; pés têm, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta. A eles se tornem semelhantes os que os fazem, assim como todos os que neles confiam. Israel, confia no SENHOR; ele é o seu auxílio e o seu escudo."
Indicação de outros versículos sobre idolatria: Ex 20.4; Dt 7.25; Dt 11.16; Is 42.8. 
A Biblia Vida Nova