16 de agosto de 2012

J - o - v - e - n - s !




http://elenycesantos.blogspot.com.br/
Gincana Jovem / Lagoa do ouro- PE



Jovens recebam Jesus, para serem filhos de Deus!

Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu- lhes o direito de se tornarem filhos de Deus. João 1. 12 (nvi).

Este versículo retrata claramente como a fé salvífica é tanto um ato instantâneo como uma atitude da vida inteira. (1) ? Para alguém se tornar filho de Deus, deve ?receber? (gr. elabon, de lambano) a Cristo. O tempo pretérito do aoristo aqui denota um ato definido de fé. (2) ? Após este ato de fé, de receber a Cristo como Salvador, deve haver da parte do pecador uma ação contínua de crer. O verbo ?crer? (gr.pisteuosin, de pisteuo) é um particípio presente ativo, indicando a necessidade da perseverança no crer. A fé genuína precisa continuar após o ato inicial da pessoa aceitar a Cristo para que ela seja salva. ?Aquele que perseverar até ao fim será salvo? (Mt. 10. 22; 24. 12, 13; Cl. 1. 21-23; Hb. 3. 6, 12-15). (bep).

Obediência
Sejam obedientes

Se vocês obedecerem fielmente ao Senhor, o seu Deus, e seguirem cuidadosamente todos os seus mandamentos que hoje lhes dou, o Senhor, o seu Deus, os colocará muito acima de todas as nações da terra. - Todas estas bênçãos virão sobre vocês e os acompanharão, se vocês obedecerem o Senhor, o seu Deus.

Deuteronômio 28. 1 e 2 (ler até o versículo 14. (nvi).
Promessas e profecias são abundantes na Bíblia. Deus dá muitas garantias da sua prontidão para abençoar, e normalmente, fala de coisas que planeja fazer no futuro. Em ambos os casos, sempre há condições: o chamado de Deus para nos alinharmos à sua vontade, de modo que a sua palavra de promessa possa abençoar o obediente. O capítulo 28 é um estudo clássico das promessas e das profecias de Deus. Compare os vs. 1-2 e os vs. 58-59 para observar as bênçãos, que são uma promessa em potencial aos obedientes, e os julgamentos, que são uma certeza anunciada aos desobedientes. (bep).

Vigiar
Vigiem para não cair em tentação

Vigiem e orem para que não caiam em tentação. O espírito está pronto, mas a carne é fraca. Mateus 26. 41 (nvi).

Os jovens são bombardeados diuturnamente pelo arsenal satânico, sendo que uma das mais poderosas armas utilizadas pelo diabo, é o ?sexo ilícito?. Sexo antes do casamento, (fornicação) continua sendo pecado, muito embora hoje vivamos numa sociedade extremamente permissiva, a Palavra de Deus continua afirmando: ?Mas, quanto aos tímidos, e aos incrédulos, e aos abomináveis, e aos homicidas, e aos fornicadores, e aos feiticeiros, e aos idólatras e a todos os mentirosos, a sua parte será no lago que arde com fogo e enxofre, o que é a segunda morte?. Apocalipse 21. 8 (arc).

Esperança
Tenham como esperança o Senhor

Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o SENHOR.Jeremias 17. 7 (arc).

Confiança...Esperança. Aquele que confia na sua capacidade e em recursos humanos sofrerá desilusão, pobreza espiritual e, por fim, a ruína. Por outro lado, quem confia plenamente no Senhor será abençoado e, por fim, habitará com Deus como recompensa. Não terão receio nem preocupação em sua vida, porque estão plenamente arraigados em Deus. (bep).

Necessitado
Vivam na dependência do Senhor

Eu sou pobre e necessitado; mas o Senhor cuida de mim: Tu és o meu auxilio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu DEUS. Salmos 40. 17 (arc).

O salmista Davi mesmo sendo um rei, na declaração acima, demonstra sua inteira dependência de Deus. Feliz é o homem que reconhece que de si mesmo, nada pode fazer. O próprio Senhor Jesus disse: ?Sem mim, nada podeis fazer?. (João 15. 5) Quando nos colocamos aos cuidados de Jesus Cristo, diariamente devemos levantar nossa voz em oração a Deus e dizer: Dependo inteiramente de ti Senhor, te agradeço, porque ao depender de ti, tenho convicção da vitória!

Sabedoria
Busquem a sabedoria que vem de Deus
Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. Tiago 3. 17 (arc).

A sabedoria é a capacidade espiritual de ver e avaliar nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus. Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas certas de conformidade com a vontade de Deus revelada na sua Palavra e na direção do Espírito Santo (Rm. 8. 4-17). Podemos receber sabedoria indo a Deus e pedindo-lhe com fé (vv.6-8; Pv. 2.6; I Co. 1. 30). (bep).

O homem verdadeiramente sábio não se esquece de seus deveres morais, tanto para consigo mesmo como para com a igreja cristã. Não podemos separar a sabedoria da conduta moral diária. Aquele que semeia as contendas, e busca os seus próprios interesses, quando muito, é sábio somente segundo o mundo. Ele não compartilha da qualidade da sabedoria divina, da penetração do pensamento divino, da ordem e da natureza hígida do conhecimento celestial. A sabedoria autêntica resulta em uma vida cristã autêntica. (nti).