16 de agosto de 2012

Como Resistir ao Ficar




Vivemos em uma época em que a tecnologia se avança a cada dia e devido a esta evolução constante cria-se na sociedade o conceito de que tudo é descartável, inclusive o relacionamento entre as pessoas... É daí que surge o ?ficar?.

O ?ficar? é um relacionamento sem compromisso e que pressupõe intimidades físicas e sem compromisso mais sério. Entendemos que todo ser humano tem uma profunda necessidade de relacionar-se, de amar e ser amado, compreender e ser compreendido, procurar intimidade, afirmação e companheirismo, pois Deus assim nos fez, seres sociáveis. Entretanto, é necessário que os jovens tenham sabedoria para saber como "administrar seus relacionamentos ". Da parte de Deus ele está constantemente interessado em aperfeiçoar esses relacionamentos. Tal verdade é percebida nas 123 páginas da Bíblia que são destinadas a conselhos aos jovens. Se hoje é tão difícil para você jovem não se sentir atraído pelo ?ficar?, como então resisti-lo? Vou lhe dar aqui três dicas para você vencer essa batalha e ser diferente do mundo, pois ele passa junto com seus padrões, mas "o que faz a vontade de Deus permanece para sempre". Confira...

Saiba quem você é
Em um primeiro aspecto você precisa descobrir quem você é, e saber que é um ser humano criado por Deus com instintos sexuais, porém, estar ciente desta realidade não é suficiente para colocar rédeas em seus hormônios. Você precisa aprender a lidar principalmente com sua vida espiritual, para então controlar o lado físico da sexualidade. II Co 10:5: ?e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo? , pois o fato de ser crente o torna imune aos ataques do inimigo. Ef 6:12: ?porque a nossa luta não é contra o sangue e a carne e sim contra os principados e potestades, contra os dominadores deste mundo tenebroso, contra as forças espirituais do mal, nas regiões celestes.? Mas, é possível ser vitorioso quando você se intensifica com Cristo e somente unido a ele terás uma vida pura, quando pressionado a pecar. Ef 2:3: ?entre os quais também todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais.? 1 Jo 5:11-12: ?E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está no seu Filho. Aquele que tem o Filho tem a vida; aquele que não tem o Filho de Deus não tem a vida.?

Procure entender a Vontade de Deus na Sua Vida
Um segundo aspecto que lhe dá resistência ao ?ficar? é saber a vontade de Deus para sua vida. Ef 5:17: ?Por esta razão, não vos torneis insensatos, mas procurai compreender qual a vontade do Senhor.? 1 Jo 2:17: ?Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente.? De um lado, a vontade divina para você abrange duas esferas geral e específica; por outro lado, a vontade geral de Deus já está revelada na sua palavra. Exemplos: sobre o relacionamento físico entre duas pessoas. 1 Tes 4:1-7: ?Finalmente, irmãos, nós vos rogamos e exortamos no Senhor Jesus que, como de nós recebestes, quanto à maneira por que deveis viver e agradar a Deus, e efetivamente estais fazendo, continueis progredindo cada vez mais; porqeu estais inteirados de quantas instruções vos demos da parte do Senhor Jesus. Pois esta é vontade de Deus: a vossa santificação, que vos abstenhais da prostituição; que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra, não com o desejo da lascívia, como os gentios que não conhecem a Deus; e que, nesta matéria, ninguém ofenda, nem defraude a seu irmão; porque o Senhor, contra todas estas coisas, como antes vos avisamos e testificamos claramente, é o vingador, porquanto Deus não nos chamou para a impureza e sim para a santificação.? Sobre o relacionamento com descrentes. 2 Cor 6:14-18: ?Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão, da luz com as trevas? Que harmonia, entre Cristo e o Maligno? Ou que união, do crente com o incrédulo? Que ligação há entre o santuário de Deus e os ídolos? Porque nós somos santuário do Deus vivente, como ele próprio disse: Habitarei e andarei entre eles; serei o seu Deus, e eles serão o meu povo. Por isso, retirai-vos do meio deles, separai-vos, diz o Senhor; não toqueis em coisas impuras; e eu vos receberei, serei vosso Pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso.?

Há muitos mandamentos na Bíblia que não deixam nenhuma dúvida sobre a vontade de Deus para a maioria das áreas de sua vida. Eis a importância de colocar como prioridade a leitura, estudo, a meditação e a obediência à palavra de Deus; também é indispensável que a partir do momento você entendeu algo que Deus já lhe revelou em sua Palavra, não buscar outra orientação sobre o assunto.
Já a vontade específica de Deus, apesar de não estar revelada explicitamente na Bíblia, ele procura nos mostrá-la, guiando-nos através de princípios Bíblicos, da oração, da paz em nossos corações, através das circunstâncias e por meio de conselhos sábios. idôneos e ungidos.

Você precisa saber ainda que a vontade específica de Deus não é um pacote que ele lhe entrega, quando você o aceita, mas algo que ele vai te revelando passo a passo. Com certeza Deus só vai mostrar sua vontade específica se você obedece sua vontade geral e desde que você esteja pronto a aceitar esta vontade, mesmo sem saber qual é, tendo a certeza que será o melhor para você. Rom 8:32: ?Aquele que não poupou o seu próprio Filho, antes, por todos nós o entregou, porventura, não nos dará graciosamente com ele todas as coisas??

Saiba selecionar suas amizades

Lembre-se: Deus está mais interessado em quem você é, do que naquilo que você faz, pois não é o que você pratica que determina quem és, mas quem você é que determina o que você faz.
Um terceiro aspecto que quero abordar para você resistir ao ?ficar? é quanto a escolha de suas amizades. Pv 22:11: ?O que ama a pureza do coração e é grácil no falar terá por amigo o rei.?
Se você não se sente maduro o suficiente para namorar corretamente dentro dos padrões aceitos por Deus, não se precipite, vá como calma, jamais abaixe seus valores, nunca aceite nada inferior ao melhor que Deus tem para você.

Não permita que o inimigo lhe roube a esperança. Deus vai lhe dar o companheiro(a) de que você precisa no momento certo e quando você estiver preparado(a) para isso. Enquanto isso....faça amizades, saudáveis amizades, pois os amigos são uma das mais fortes influências em sua vida, que podem te levar para o bem ou para o mal.

Para encontrar amigos de verdade você precisa se ver como filho de Deus, enxergando o outro como também criado à imagem dele, senão terás apenas conhecidos e não companheiros para o que der e vier.

Lembre-se: Deus lhe dá liberdade, porém, ela anda junto com a responsabilidade, você é responsável para saber escolher suas amizades a dedo.

Seja um amigo de verdade, comunicando bem e sendo compatível, crendo nas mesmas coisas. 1 Cor 15:33: ?Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.? Promova o desenvolvimento de seu amigo. Não procure seus próprios interesses, Jo 15:12-13: ? O meu mandamento é este: que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de dar alguém a própria vida em favor dos seus amigos.?, mas ajude o teu próximo a revelar-se na presença de Deus. Coopere para o seu crescimento espiritual.

Aceite e confie no outro, Rm 15:7: ?Portanto, acolhei-vos uns aos outros, como também Cristo nos acolheu para a glória de Deus.?; Pv 16:2: ? Todos os caminhos do homem são puros aos seus olhos, mas o Senhor pesa o espírito.?,saiba ouvir com sabedoria, entenda que mudar caráter e personalidades é missão do Espírito Santo, seja um amigo que edifique os outros.

Fale sempre a verdade e saiba perdoar, pois na trilha da amizade mais cedo ou mais tarde acabamos magoando alguém, ou sendo ofendidos, Ef 4:15-19: ?Mas, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo, de quem todo o corpo, bem ajustado e consolidado pelo auxílio de toda junta, segundo a justa cooperação de cada parte, efetua o seu próprio aumento para a edificação de si mesmo em amor. Isto, portanto, digo e no Senhor testifico que não mais andeis como também andam os gentios, na vaidade dos seus próprios pensamentos, obscurecidos de entendimento, alheios à vida de Deus por causa da ignorância em que vivem, pela dureza do seu coração, os quais, tendo-se tornado insensíveis, se entregaram à dissolução para, com avidez, cometerem toda sorte de impureza.?; Rm 8:1: ?Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus? ; Ef 4:32: ?Antes, sede uns para com os outros benignos, compassivos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus, em Cristo, vos perdoou.? Não despreze o melhor amigo que você pode ter, Jesus, que sempre se dispõe a lhe ensinar a ser um verdadeiro amigo. 1 Jo 3:16: ?Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos.? Escolha bem seus amigos, tenha e seja um amigo exemplar, para ser capaz de resistir ao ?ficar?. E lembre-se você futuramente vai acabar se casando, dentro da vontade de Deus, com alguém que, primeiro, é seu amigo.

Portanto, esteja consciente se sempre ser ?a pessoa certa? e Deus também lhe fará encontrar ?a pessoa certa? para aprofundar seus relacionamento. Sl 37:3-7: ?Confia no Senhor e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade. Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará. Fará sobressair a tua justiça como a luz e o teu direito, como o sol ao meio-dia. Descansa no Senhor e espera nele, não te irrites por causa do homem que prospera em seu caminho, por causa do que leva a cabo os seus maus desígnios.?