30 de agosto de 2012

Como deve ser a vida estudantil do jovem cristão



 
 
ABORDAGEM BÍBLICA E TEOLÓGICA
COMO DEVE SER A VIDA ESTUDANTIL
DO JOVEM CRISTÃO?

E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura,
e em graça para com Deus e os homens.
Lucas 2:52

O coração do sábio buscará o conhecimento, mas
a boca do tolos apascentará de estultícia.
Provérbios 15:14
Estultícia
Estupidez; burrice; asneirada

Que a graça e a paz do Nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo seja convosco.

APRESENTAÇÃO

    Uma das coisas que me honra muito é poder estar diante da igreja do Senhor Jesus para compartilhar mais esta grande benção esclarecedora para os jovens cristãos que freqüentam o ensino médio ou até mesmo as universidades. Espero que os irmãos sejam abençoados ao final deste estudo que deve ser feito com muita atenção, oração e ligado no Espírito San-to.
O que iremos abordar neste estudo é algo de suma importância para a vida do jovem nos campos espiritual e social. Existem certos períodos da vida do homem em que ele se vê diante de dois caminhos, e a decisão tomada neste período de suas vidas é determinante para seu futuro seja ele espiritual ou profissional.
De um lado sua vida estudantil que futuramente se transformará em vida profissional; e de outro lado sua vida espiri-tual que resultará em sua salvação. Passa pela cabeça do jovem estudante que o período de ir aos cultos e estudar a Palavra de Deus pode tomar um precioso tempo de estudo para as provas do colégio e do vestibular, uma vez que para seu futuro profissional depende hoje de uma grande concorrência. Todo esse tumulto pode gerar morte espiritual dos jovens de nosso tempo.
    Ao concluir este estudo você estará apto a discernir no que diz respeito a correta decisão para seu futuro de forma que você seja abençoado em todas as áreas de suas vidas.

INTRODUÇÃO

    A mente do jovem vem sendo bombardeada por notícias relacionadas ao mundo globalizado. A globalização vem despertando na mente dos jovens a necessidade de cada vez mais se aprofundar nos estudos a ponto de perderem seus finais de semana, seus passeios, seus momentos de lazer e da prática de esportes para ficarem cada vez mais trancafiados nos quartos e em salas de estudos horas a fio a fim de obter cada vez mais conhecimento para se saírem bem em seus exames e vestibulares cada vez mais concorridos, deixando muitas vezes de orar, participar dos cultos, dos trabalhos de evangelização e de estudos sistemáticos da Palavra de Deus, se tornando assim, cada vez mais fracos na fé e vulneráveis as investidas de satanás.

Cabe aqui analisar algumas colocações dos jovens estudantes com relação a sua vida estudantil: São elas...
a)    Existem pessoas que formam no ensino médio (2º grau) técnico em uma determinada profissão e não consegue emprego... Existem pessoas que formam até mesmo nas universidades e estão aceitando trabalhar em áreas to-talmente diferentes de suas qualificações profissionais por falta de emprego. Por isso temos que comer os livros para sairmos com louvor das universidades e conseguir trabalho, pois disto dependerá o sustento e o futuro de minha família!
b)    Eu estou no período de estudar depois que eu me formar eu pego firme com Jesus...
c)    Ô irmão! Se nós não estudarmos nós não vamos ser nada na vida. Se com estudo já está difícil imagina sem!

Agora analisaremos as perfeitas e incontestáveis afirmações colocadas pelo Senhor Nosso Deus...

a)    A Palavra de Deus, que está sendo deixada de lado por causa do estudo, diz...
Mateus 6:33
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça, e todas essas coisas vos serão acrescentadas.
O que nos será acrescentado?
31 Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos ou que beberemos ou com que nos vestiremos?
32 (Porque todas essas coisas os gentios procuram.) Decerto, vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas essas coisas;

b)    Fala também que o justo viverá pela fé (Gálatas 3:11; Hebreus 10:38).
Habacuque 2:4
4 Eis que a sua alma se incha, não é reta nele; mas o justo, pela sua fé, viverá.
Romanos 1:17
17 Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé.

c)    Existem maravilhosas promessas que o Senhor tem deixado escrito em sua Palavra como herança para aqueles que o ama.

1 Coríntios 2:9
9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

Então jovens irmãos têm certeza que a decisão que você vai tomar é a correta? Sem estudo dificilmente o homem conseguirá alguma coisa na vida. Mas outro lado a Bíblia nos promete inúmeras vezes que Deus tem grandiosas bênçãos para cada um dos que o segue com amor, sinceridade em espírito e em verdade.
    Já que nós nos encontramos entre dois pontos antagônicos, deixaremos a Palavra de Deus tomar por nós jovens a decisão certa e mais sensata neste período de nossas vidas; mesmo porque temos inúmeras passagens que nos garante a segurança na Palavra de Deus para a solução deste tipo de dúvidas pois, “Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça, para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente instruído para toda boa obra.” (2 Timóteo 3:16-17)

    Sendo assim, iremos comparar, de forma a fazer um paralelo, entre a vida de dois homens da Bíblia que também tinham uma vida de estudo secular que são Salomão e Daniel.
    A base para o nosso estudo se encontra no livro de Eclesiastes capítulo 1...
   
A vaidade de todas as coisas terrestres

Eclesiastes 1:1-18
1 Palavras do pregador, filho de Davi, rei em Jerusalém:
2 Vaidade de vaidades! - diz o pregador, vaidade de vaidades! É tudo vaidade.
3 Que vantagem tem o homem de todo o seu trabalho, que ele faz debaixo do sol?
4 Uma geração vai, e outra geração vem; mas a terra para sempre permanece.
5 E nasce o sol, e põe-se o sol, e volta ao seu lugar, de onde nasceu.
6 O vento vai para o sul e faz o seu giro para o norte; continuamente vai girando o vento e volta fazendo os seus circuitos.
7 Todos os ribeiros vão para o mar, e, contudo, o mar não se enche; para o lugar para onde os ribeiros vão, para aí tornam eles a ir.
8 Todas essas coisas se cansam tanto, que ninguém o pode declarar; os olhos não se fartam de ver, nem os ouvidos de ouvir.
9 O que foi, isso é o que há de ser; e o que se fez, isso se tornará a fazer; de modo que nada há novo debaixo do sol.
10 Há alguma coisa de que se possa dizer: Vê, isto é novo? Já foi nos séculos passados, que foram antes de nós.
11 Já não há lembrança das coisas que precederam; e das coisas que hão de ser também delas não haverá lembrança, nos que hão de vir depois.
12 Eu, o pregador, fui rei sobre Israel em Jerusalém.
13 E apliquei o meu coração a esquadrinhar e a informar-me com sabedoria de tudo quanto sucede debaixo do céu; essa enfadonha ocupação deu Deus aos filhos dos homens, para nela os exercitar.
14 Atentei para todas as obras que se fazem debaixo do sol, e eis que tudo era vaidade e aflição de espírito.
15 Aquilo que é torto não se pode endireitar; aquilo que falta não pode ser calculado.
16 Falei eu com o meu coração, dizendo: Eis que eu me engrandeci e sobrepujei em sabedoria a
todos os que houve antes de mim, em Jerusalém; na verdade, o meu coração contemplou abundantemente a sabedoria e a ciência.
17 E apliquei o meu coração a conhecer a sabedoria e a conhecer os desvarios e as loucuras e vim a saber que também isso era aflição de espírito.
18 Porque, na muita sabedoria, há muito enfado; e o que aumenta em ciência aumenta em trabalho.



Versículos 1 a 11

    Salomão aqui nos fala que todos os propósitos que o homem tenta realizar se tornam sem sentido quando realizados à parte da vontade de Deus, fora de seus propósitos e sem comunhão com Ele. Sendo assim, os homens juntamente com seus projetos se tornam vaidades e desencadeiam em corrupção.
    Salomão também deixa claro e tira todas as esperanças que o povo emprega em um mundo totalmente secular. O propósito de Deus ao inspirar a Salomão escrever este texto é para que o homem perceba as sérias realidades do mal e que os prazeres da vida se encontram nas verdades que há em Deus e em seu evangelho.

Versículos 12 a 14

    Salomão, quando na posição de rei em Israel, se dedicou de todo o coração a pesquisar para obter o conhecimento de tudo aquilo que se realiza na terra, exatamente como o jovem é instruído nas faculdades e universidades hoje em dia. Salo-mão mediante o Espírito de Deus atribui a esta forma de se obter conhecimento de tedioso, incômodo e molesto quando usa o termo “esquadrinhar”, mas ao mesmo tempo é categórico em afirmar que esta tarefa Deus deu para nós nos exercitarmos; o que não tira a necessidade e a importância do estudo secular. O mais interessante é que no versículo 14, Salomão diz que o estudo, quando feito fora dos propósitos de Deus, ou deixando-o de lado, se torna “aflição de espírito”; e veremos mais à frente no versículo 17 que ele repete a mesma afirmação.

Versículos 15 e 16

    O fato de você jovem, ser uma pessoa sábia nos sentidos estudantil e profissional, se tratado de forma negligente, havendo um afastamento dos propósitos divinos para sua vida, pode gerar uma pessoa egoísta e morta espiritualmente para Deus. Na concepção da maioria dos grandes mestres é que através de suas teorias diabólicas tudo pode ser provado e explica-do através da ciência, como a teoria da evolução, do Big-Bang, a teoria de crer que Deus é uma força entre outras; usando as leis da biologia, física e química, com isso, se esquecendo da supremacia da Palavra de Deus.
    O que Salomão nos diz no versículo 16 é perfeito, uma vez que você se esforça e estuda para obter o conhecimento para sua vida, sem dúvida você jovem, vai se engrandecer na sabedoria humana e dependendo de seu grau de satisfação pelo curso que você faz e seu empenho no aprendizado, muitas vezes se engrandecerá e sobrepujará até mesmo a alguns de seus próprios instrutores, pois uma vez que você aplicou o seu coração a isso você cresce com abundância em sabedoria humana e ciência. Mas muito cuidado!!!
Mateus 6:21
21 Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.

Versículo 17

    Salomão descreve claramente que o estudo secular, quando a pessoa deixa de lado os propósitos de Deus para sua vida espiritual, gera um tipo de sentimento que foi descrito como “aflição de espírito”, uma vez que o homem, morto espiritual-mente por influência direta do estudo, aceita erradamente a conhecer os desvarios como diz a Bíblia, ou seja, os delírios e as loucuras que o estudo secular trás para a mente do jovem.

Versículo 18

    Para finalizar Salomão diz que no muito saber há muito enfado, ou seja, impressão desagradável, mal-estar, incômo-do, zanga, aborrecimento e agastamento. Claro! O homem nunca conseguirá descobrir por si só, ou por meio de qualquer teoria universitária o propósito divino para o homem, e nem conseguiria através deste conhecimento mudar o que está errado no mundo. Algo somente alcançado por uma sabedoria muito, mas muito superior a sabedoria humana, que se encontra no livro de Tiago 3:17
Tiago 3:17
17 Mas a sabedoria que vem do alto é, primeiramente, pura, depois, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.
Lucas 21:15
15 porque eu vos darei boca e sabedoria a que não poderão resistir, nem contradizer todos quantos se vos opuserem.
1 Coríntios 1:17-31
17 Porque Cristo enviou-me não para batizar, mas para evangelizar; não em sabedoria de palavras, para que a cruz de Cristo se não faça vã.
18 Porque a palavra da cruz é loucura para os que perecem; mas para nós, que somos salvos, é o poder de Deus.
19 Porque está escrito: Destruirei a sabedoria dos sábios e aniquilarei a inteligência dos inteligentes.
20 Onde está o sábio? Onde está o escriba? Onde está o inquiridor deste século? Porventura, não tornou Deus louca a sabedoria deste mundo?
21 Visto como, na sabedoria de Deus, o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação.
22 Porque os judeus pedem sinal, e os gregos buscam sabedoria;
23 mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para vos judeus e loucura para os gregos.
24 Mas, para os que são chamados, tanto judeus como gregos, lhes pregamos a Cristo, poder de Deus e sabedoria de Deus.
25 Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens.
26 Porque vede, irmãos, a vossa vocação, que não são muitos os sábios segundo a carne, nem muitos os poderosos, nem muitos os nobres que são chama-dos.
27 Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes.
28 E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são para aniquilar as que são;
29 para que nenhuma carne se glorie perante ele.
30 Mas vós sois dele, em Jesus Cristo, o qual para nós foi feito por Deus sabedoria, de justiça, e santificação, e redenção;
31 para que, como está escrito: Aquele que se gloria, glorie-se no Senhor

    Além do mais é uma sabedoria que Deus oculta em mistério, jamais atingida pela mente pobre, débil e pequena que é a mente humana.

1 Coríntios 2:6-8
6 Todavia, falamos sabedoria entre os perfeitos; não, porém, a sabedoria deste mundo, nem dos príncipes deste mundo, que se aniquilam;
7 mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa glória;
8 a qual nenhum dos príncipes deste mundo conheceu; porque, se a conhecessem, nunca crucificariam ao Senhor da glória.
9 Mas, como está escrito: As coisas que o olho não viu, e o ouvido não ouviu, e não subiram ao coração do homem são as que Deus preparou para os que o amam.

    Já que a Bíblia prova e deixa claro que o estudar demais como Salomão estudou gera aflição de espírito, cabe aqui algumas perguntas muito importantes e decisivas para conclusão deste estudo teológico.

Então o cristão não deve estudar?

Se estudar não deve fazer uma universidade, pois esta traria uma
grande queda espiritual pelas teorias que são ensinadas lá?

O jovem evangélico não poderá faltar a igreja por algum
período para se preparar para um concurso qualquer?

A resposta é a seguinte...

    Jovens irmãos estão repreendidos todos e quaisquer pensamentos que passar pela cabeça no sentido de deixar os estudos. Em Nome do Senhor Jesus eu vos falo que seria um grave erro de sua parte e que, de certa forma, acabaria com o seu futuro, se uma vez você abandonar os estudos. Veja que bênção seria uma pastor doutor, um missionário psicólogo, um diácono biólogo, um evangelista militar, com certeza Deus se alegraria muito e abriria um grande leque para que Jesus possa te usar rica e grandemente em sua obra, sem mencionar o quanto o nome de Jesus seria exaltado e engrandecido através de você!
    Mas a Palavra de Deus através de Salomão nós ensina que o estudar demais, ou o atentar de coração para esquadri-nhar todas as obras terrenas nos gera aflição de espírito (v. 13-14).
    Por isso vemos jovens vazios, com alto poder aquisitivo, freqüentando as universidades até mesmo do exterior, mas escravos das drogas, das bebidas e das noites, tramando assassinatos dos pais e familiares, tendo em suas mãos um futuro promissor e uma vida maravilhosa, e ainda pensam e cometem suicídios.

Nada pode estar no mesmo patamar de sua vida com Deus...

    É verdade irmão, que dificilmente, hoje em dia, você seria alguma coisa sem o estudo, mas por outro lado gera pro-blemas espirituais quando Deus é colocado em segundo plano.

Então como proceder?
Estudar e esquecer das coisas de Deus,
ou deixar de lado os estudos e viver para Deus?

Eu respondo aos irmãos com uma pergunta... Que tal conciliar as duas coisas? É claro que isso é possível!!! Estuda-remos agora, o modelo, ou seja, o padrão de uma vida estudantil sadia na presença de Deus.
    A base para o nosso estudo se encontra no livro de Daniel capítulo 1...

A educação de Daniel e outros jovens hebreus na corte de Nabucodonosor

Daniel 1:1-22
1 No ano terceiro do reinado de Jeoaquim, rei de Judá, veio Nabucodonosor, rei da Babilônia, a Jerusalém e a sitiou.
2 E o Senhor entregou nas suas mãos a Jeoaquim, rei de Judá, e uma parte dos utensílios da Casa de Deus, e ele os levou para a terra de Sinar, para a casa do seu deus, e pôs os utensílios na casa do tesouro do seu deus.
3 E disse o rei a Aspenaz, chefe dos seus eunucos, que trouxesse alguns dos filhos de Israel, e da linhagem real, e dos nobres,
4 jovens em quem não houvesse defeito algum, formosos de aparência, e instruídos em toda a sabedoria, e sábios em ciência, e entendidos no conhecimento, e que tivessem habilidade para viver no palácio do rei, a fim de que fossem ensinados nas letras e na língua dos caldeus.
5 E o rei lhes determinou a ração de cada dia, da porção do manjar do rei e do vinho que ele bebia, e que assim fossem criados por três anos, para que no fim deles pudessem estar diante do rei.
6 E entre eles se achavam, dos filhos de Judá, Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
7 E o chefe dos eunucos lhes pôs outros nomes, a saber: a Daniel pôs o de Beltessazar, e a Hananias, o de Sadraque, e a Misael, o de Mesaque, e a Azarias, o de Abede-Nego.
8 E Daniel assentou no seu coração não se contaminar com a porção do manjar do rei, nem com o vinho que ele bebia; portanto, pediu ao chefe dos eunucos que lhe concedesse não se contaminar.
9 Ora, deu Deus a Daniel graça e misericórdia diante do chefe dos eunucos.
10 E disse o chefe dos eunucos a Daniel: Tenho medo do meu senhor, o rei, que determinou a vossa comida e a vossa bebida; por que veria ele os vossos rostos mais tristes do que os dos jovens que são vossos iguais? Assim, arriscareis a minha cabeça para com o rei.
11 Então, disse Daniel ao despenseiro a quem o chefe dos eunucos havia constituído sobre Daniel, Hananias, Misael e Azarias:
12 Experimenta, peço-te, os teus servos dez dias, fazendo que se nos dêem legumes a comer e água a beber.
13 Então, se veja diante de ti a nossa aparência e a aparência dos jovens que comem a porção do manjar do rei, e, conforme vires, te hajas com os teus servos.
14 E ele conveio nisso e os experimentou dez dias.
15 E, ao fim dos dez dias, pareceram os seus semblantes melhores; eles estavam mais gordos do que todos os jovens que comiam porção do manjar do rei.
16 Desta sorte, o despenseiro tirou a porção do manjar deles e o vinho que deviam beber e lhes dava legumes.
17 Ora, a esses quatro jovens Deus deu o conhecimento e a inteligência em todas as letras e sabedoria; mas a Daniel deu entendimento em toda visão e sonhos.
18 E, ao fim dos dias em que o rei tinha dito que os trouxessem, o chefe dos eunucos os trouxe diante de Nabucodonosor.
19 E o rei falou com eles; e entre todos eles não foram achados outros tais como Daniel, Hananias, Misael e Azarias; por isso, permaneceram diante do rei.
20 E em toda matéria de sabedoria e de inteligência, sobre que o rei lhes fez perguntas, os achou dez vezes mais doutos do que todos os magos ou astrólogos que havia em todo o seu reino.
21 E Daniel esteve até ao primeiro ano do rei Ciro.

Versículos 1 a 4

    Com a permissão de Deus o rei Joaquim foi derrotado e entregue nas mãos de Nabucodonosor em aproximadamente 605 a.C.. Sete anos antes da destruição que sofreu Nínive, o império babilônico cresceu de tal forma que não havia babilônicos cultos suficiente para formar a liderança de seu governo. Foi por este motivo que o rei Nabudonosor levou cativo para a Babilô-nia jovens com a descrição citada no versículo 4, para assim, terem capacidade de aprender a língua e os costumes dos Cal-deus.
E entre esses varões se encontrava Daniel, o padrão de Deus neste momento para que possamos tirar um parâmetro ou traçar um perfil de como deve ser a vida estudantil do jovem cristão.

Versículos 5 a 7

    Existia a necessidade de que cada um tivesse uma identidade, ou seja, cidadania babilônica, para isso receberam cada um deles um nome pagão, mas apesar disto, Daniel, Hananias, Misael e Azarias resolveram em seus corações manterem-se fiel ao soberano e inigualável Deus Todo Poderoso.

Versículo 8

Esse é o versículo mais importante desta passagem.

Jovem, esta é a decisão a ser tomada. (Releia o versículo 8)

Daniel estabeleceu no seu coração alguns parâmetros para não se contaminar com o manjar do rei e nem com seus costumes pagãos.

Vamos traçar um paralelo entre a Babilônia e as universidades.

Babilônia
- Na literatura babilônica, acha-se que esteve, provavelmente, o mais antigo dicionário, são tábuas gramaticais com listas de palavras sinônimas.
- Eram adoradores da natureza.
- Criam em vários tipos de deuses.
- Eram de costumes totalmente pagãos.
- Estavam sobre a influência de divindades diversas que algumas vezes se manifestavam bondosas, outras vezes hostis aos homens.
- Seus deuses e homens estavam sujeitos a paixões humanas.
- Pensavam como homens e procediam como homens; por consequência podiam eles, da mesma sorte, ser enganados ou intimidados.
Universidades

- Local de muito conhecimento em diversas áreas, teorias antigas que na maiorias das vezes blasfemam contra o Espírito San-to.
- Seus costumes e religiões também são pagãos, suas crenças misturadas (sincretismo religioso), há crenças em demônios e santos, há ateus e etc. Adora tudo o que vê, crêem no que está escrito nos livros e nos jornais, mas não crêem na Bíblia.
- Como a Babilônia, também são sujeitos as paixões humanas, concupiscência da carne, concupiscência dos olhos e a soberba da vida.
1 João 2:16-17
16 Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.
17 E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.

    Ao frequentar as universidades, com certeza, estará frequentando um cópia da Babilônia, mas nem por isso os jovens deve se desanimar e achar que fazer um curso superior atrai maldição para sua vida, de forma nenhuma!!! A universidade está entre as coisas mais importantes de nossa vida. Se estudar não fosse bom para o homem Deus não permitiria que Daniel fosse cativo para a Babilônia e muito menos permitiria que próprio Senhor Jesus estudasse.
Lucas 2:46;52
46 E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os e interrogando-os.
52 E crescia Jesus em sabedoria, e em estatura, e em graça para com Deus e os homens.

A CHAVE PARA SUA VITÓRIA

    Ao se ingressar em uma universidade você deve agir exatamente como Daniel, não se contaminar a ponto de se deixar levar pelos os ensinos mundanos e que só tendem, na maioria das vezes, a afastar o homem de uma plena comunhão com Deus, com Sua Palavra e com Seus propósitos para a sua vida, levando-o a sentir “aflição de espírito” como citou Salo-mão. Agindo desta forma, veja o que Daniel mereceu de Deus:

Versículos 9;17 e 20
-    Misericórdia perante os homens;
-    Conhecimento;
-    Inteligência em todas as letras;
-    Sabedoria;
-    Entendimento em toda visão de sonhos;
-    Foi mais doutos que os demais.

O que não pode passar pela sua cabeça, jovem estudante, é que para obter todas essas bênçãos você tem que ficar trancafiado dentro dos quartos somente estudando todas as matérias necessárias para seu sucesso e aprovação. Deus coloca claramente que, com certeza, deve-se estudar muito para ser alguém na vida, mas sem se contaminar com o próprio estudo, a ponto de pensar que o tempo da igreja, da oração e do estudo sistemático da Palavra de Deus, entre outras coisas relativas a sua vida espiritual, podem te atrapalhar no colégio, pois se pensar assim, você estará se contaminando e se afastando cada vez mais do plano de Deus para sua vida; e tudo que é relativo a Deus tem que estar em primeiro lugar.
Mateus 6:33
33 Mas buscai primeiro o Reino de Deus, e a sua justiça...

CONCLUSÃO

    Um dos principais propósitos de Salomão ao escrever o livro de Eclesiastes foi justamente para compartilhar com o próximo e com os jovens principalmente seu testemunho vivo, a fim de que os outros não cometessem o mesmo erro que ele cometera, deixando de uma vez por todas bem claro que é fútil da parte do homem considerar bens materiais e conquistas pessoais como os reais valores da vida.
Quem disse que a verdadeira sabedoria e a verdadeira ciência estão nos estudos seculares?!?!?!

Colosseses 2:1-3
1 Porque quero que saibais quão grande combate tenho por vós, e pelos que estão em Laodicéia, e por quantos não viram o meu rosto em carne;
2 para que os seus corações sejam consolados, e estejam unidos em caridade e enriquecidos da plenitude da inteligência, para conhecimento do mistério de Deus - Cristo,
3 em quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência.


    Aqueles que seguem a Cristo são designados a buscar acima de tudo Deus, seu reino e sua justiça, e o reino de Deus não é deste mundo. Quer ser abençoado? Então estude mesmo!!! Mas nunca falte aos cultos com muita frequência, nunca deixe que a letra apague a chama do Espírito que há em você jovem, não deixe de fazer o estudo sistemático da Palavra de Deus e nunca deixe de orar e suplicar a Deus discernimento, sabedoria e o renovo de suas faculdades mentais. Pois, agindo desta forma, com certeza, você será um grande profissional na área que escolher e o mais importante, debaixo das bênçãos de Deus e produzindo para o seu reino.

Jovem, desfrute a vida...
Eclesiastes 11:9-10
9 Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e alegre-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas essas coisas te trará Deus a juízo.
10 Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

Mas tendo em mente que o mais importante é dedicar sua vida ao Senhor...
Eclesiastes 12:1
1 Lembra-te do teu Criador nos dias da tua mocidade, antes que venham os maus dias, e cheguem os anos dos quais venhas a dizer: Não tenho neles conten-tamento;

Este é o único caminho que dá sentido a vida...
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida.
João 14:6

Eu os amo em Cristo Jesus.
Que Deus abençoe a todos ao longo de suas vidas estudantis.