24 de agosto de 2012

As virtudes dos Jovens


 

Texto Bíblico:    

 [Marcos 14:50-52] 50 Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram. 51 Seguia-o um jovem, coberto unicamente com um lençol, e lançaram-lhe a mão. 52 mas ele largou o lençol e fugiu nu.

Oração:
Eu, nesta (Manhã,Tarde, noite,) Vou falar sobre a vida de um jovem que em certo momento da sua vida, teve que fugir de uma responsabilidade muito grande, por lhe faltar experiência. Este jovem chamava-se João marcos.
Parte do grupo de Jovem de Lagoa Do Ouro PE- IEAD Novas de Paz
João marcos, um jovem não muito preparado andava com Paulo e Barnabé
Mas em determinado momento teve vontade de voltar para Jerusalém e abandonou a Paulo e Barnabé no meio da caminhada, vejamos em:

Atos,12:25 Barnabé e Saulo, cumprida a sua missão, voltaram de Jerusalém, levando também consigo a João, apelidado Marcos.

Atos13:13 E, navegando de Pafos, Paulo e seus companheiros dirigiram-se a Perge da Panfília. João, porém, apartando-se deles, voltou para Jerusalém.

João marcos que havia largado a sua caminhada desde a cidade de Panfília, não parecia mais confiável para andar com os apóstolo. Então Paulo não quis que ele o acompanhasse mais. Barnabé seu tio o queria na obra então ouve uma grande desavença entre Paulo e Barnabé, e seguiram caminhos diferentes.

Atos 15:36 Alguns dias depois, disse Paulo a Barnabé: Tornemos a visitar nossos irmãos por todas as cidades em que já anunciamos a palavra do Senhor, para ver como estão.

37 E Barnabé queria levar também a João, chamado Marcos.

38 Mas a Paulo parecia razoável que não tomassem consigo aquele que desde a Panfília se tinha apartado deles e não os acompanhou naquela obra.

39 Houve entre eles tal desavença, que vieram a separar-se. Então, Barnabé, levando consigo a Marcos, navegou para Chipre.

2Tm 4:11 Só Lucas está comigo. Toma Marcos e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério.

Mas, pouco tempo depois, Paulo necessitando de ajuda e percebendo que
Marcos já estava preparado, mandou-o chamar para a obra. Marcos não tinha
voltado para Jerusalém por causa da saudade da sua família, nem por prazeres carnais como Paulo achava que fosse, mas sim! Para se preparar para o evangelho.
E o mesmo nós temos que fazer, nos preparar, se nós não estivermos preparado devemos retornar ao início e buscar mais na palavra, para um preparo genuíno e que não nos faça errar como aconteceu no início quando
ele fugiu nu, isto quer dizer que os jovens muitas vezes fogem de certas ocasiões porque muitas vezes estão nus de palavras e nus espiritualmente.

A palavra de Deus nos mostra, que os jovens tem um potencial muito grande
E que não deve ser desperdiçada. Mas também os jovens se cansam e se fadigam tropeçam e caem. Por quê acontece isto com os jovens?

1-    Como aconteceu com o jovem João marcos, todos os jovens tem um grande problema, que é a falta de experiência, muitas vezes se perdem em pequenos detalhes como por exemplo: Seguir o caminho de Cristo, sem se desviar para o caminho errado, ter o mundo inteiro com seus atrativos e ter que se desviar deles. Etc...

2-    Você já foi jovem e sabe muito bem como é! As festas, barzinho,jogos,
bebidas, drogas, namoradas, ou namorados, ter que provar que é o bom,
não pode ser otário, nem bobo. Tem que ser bom mesmo, Bíblia? nem pensar. É ser careta. são estas as características dos jovens do mundo, que não é o nosso.

Vejam em: Isaias 40:30,31 - Os jovens se cansam e se fatigam, e os moços de exaustos caem,

31-Mas os que esperam no SENHOR renovarão as suas forças e subirão com asas como águias; correrão e não se cansarão; caminharão e não se fatigarão.
Eclesiastes 11:9,10 -9 Alegra-te, jovem, na tua juventude, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade; anda pelos caminhos que satisfazem ao teu coração e agradam aos teus olhos; sabe, porém, que de todas estas coisas Deus te pedirá contas.

10 Afasta, pois, a ira do teu coração e remove da tua carne o mal, porque a adolescência e a juventude são vaidade.

Observação
O autor de Eclesiastes,foi Salomão. Portanto estes Provérbios são de
Salomão e não de Deus.
Vejam também em: 1 Pedro 5:6 - Rogo igualmente aos jovens: sede submissos aos que são mais velhos; outrossim, no trato de uns com os outros, cingi-vos todos de humildade, porque Deus resiste aos soberbos, contudo, aos humildes concede a sua graça.

6 Humilhai-vos, pois, debaixo da potente mão de Deus, para que, a seu tempo, vos exalte,

1-João 2:14 - Eu vos escrevi, pais, porque já conhecestes aquele que é desde o princípio. Eu vos escrevi, jovens, porque sois fortes, e a palavra de Deus está em vós, e já vencestes o maligno.

(João o Apóstolo do amor)

Mateus 7:13 Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta, e espaçoso, o caminho que conduz à perdição, e muitos são os que entram por ela;

Mateus-22:14 - Porque muitos são chamados, mas poucos, escolhidos.

O amor e a misericórdia de Deus.

João 3:16 - Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

Você quer entregar a sua vida para Jesus, agora?

1º) Romanos 10:9 a saber: Se, com tua boca, confessares ao Senhor Jesus e, em teu
coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, será salvo.

2º) Romanos 10:10 Visto que com o coração se crê para a justiça, e com boca se faz
confissão para a salvação.

3º) Romanos10:11 Porque a Escritura diz: Todo aquele que nele crer não será
confundido.

4º) Romanos 10:12 Porquanto não há diferença entre judeu e grego, porque um mesmo é o
Senhor de todos, rico para com todos os que o invocam.

5º) Romanos 10:13 Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo