31 de março de 2012


A MEMORÁVEL CEIA DO SENHOR
Evangelho de Lucas 22.14-20, diz: "E, chegada a hora, pôs-se a mesa, e com "Ele" os doze apóstolo". E disse Jesus: "Desejei muito comer convosco esta páscoa, antes que padeça. Porque vos digo, que não comerei mais até que ela se cumpra no reino de Deus. E tomando o cálice, e havendo dado graças disse: Tomai-o e reparti-o entre vós. Porque vos digo que não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. E tomando o pão e havendo dado graças, repartiu-o e deu-lhes dizendo: Isto é o meu corpo, que por vós é dado, fazei isto em memória de mim. Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia dizendo: Este cálice é o Novo Testamento no meu sangue, que é derramado por vós."
Jesus lava os pés dos seus discípulos
Evangelho de João 13.3, 4, 5, 12 a 17, diz: "E, acabada a ceia; sabendo Jesus que havia saído de Deus e com a certeza que para Deus voltaria; levantou-se da ceia, tirou os vestidos, tomando uma toalha cingiu-se. Depois deitou água numa bacia, e começou a lavar os pés dos seus discípulos, e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido. Depois que lhes lavou os pés, tomou os seus vestidos, e se assentou outra vez a mesa, e disse-lhes: Entendeis o que vos tenho feito? Vós me chamais Mestre e Senhor, e dizeis bem, porque eu sou. Ora se eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também. Na verdade, na verdade vos digo que não é o servo maior do que o seu senhor, nem o enviado maior do que aquele que o enviou. Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois, se as fizerdes. "
"Bem-aventurados sois, se as fizerdes"
Queridos irmãos, é o maior testemunho de humildade e simplicidade, "Ele", sendo Senhor e Mestre, não hesitou em dar o exemplo em si mesmo para que o sigamos, porque nos convém imitá-lo em sua perfeição (Mateus 5:48). Necessário é, uma meditação profunda neste texto maravilhoso EXEMPLIFICADO pelo Senhor Jesus, que devemos lavar os pés uns aos outros. Vejam bem, o que disse o Mestre: "Ora se Eu, Senhor e Mestre, vos lavei os pés, vós deveis também lavar os pés uns aos outros. Porque eu vos dei o exemplo, para que, como eu vos fiz, façais vós também". E disse mais ainda: "Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois, se as fizerdes". E condicionou: agora que sabeis estas coisas, sereis bem-aventurados se fizerdes. Disse Jesus em João 6:53: "Se não comerdes da carne do Filho do homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis vida em vós mesmos."