8 de março de 2012

Mulher Virtuosa

 



MULHER VIRTUOSA
PROVÉRVIOS 31: 10a


A bíblia apresenta em toda sua história mulheres de valor tais como: Sara, Rebeca, Raquel, Rute, Miriã ,Éster e outras... Mulheres que nos deixaram exemplo de vida.
Miriã é uma delas que nos mostra um perfil de mulher virtuosa em toda a sua vida.
Ela recebeu o honroso título de profetisa por sua coragem e garra.
O segredo do sucesso desta jovem esta em Provérbios de Salomão 22:6
? Instrui o menino no caminho em que deve andar...?
Seus pais Anrão e Joquebede souberam instruí-la nos caminhos do Senhor.
Veremos algumas qualidades de uma mulher virtuosa.

·    Sábia:
A mulher virtuosa é sábia em todos os seus caminhos, é sábia com sua família, com seu esposo .
Miriã foi uma menina que mostrou coragem, foi fiel, temente, vigilante e acima de tudo sábia. Ela teve uma grande virtude também, uma mulher de iniciativa, e por conta disto, sempre se saiu bem em tudo o que iria fazer.

·    Vigilante:
I Tm 3:2 e Ap 3:2. Quando não pôde mais esconder seu filho Moisés, Joquebede o colocou em um cesto de juncos e o lançou no rio. Miriã não se conformou com a situação, e prostou - se de longe para ver o que haveria de acontecer. Ela confiou no Deus de seus pais, sabia que ele faria alguma coisa em favor do irmãozinho.
Ela foi sábia intervindo junto a princesa quando encontrou o menino: ? Irei chamar uma ama das hebréias para que crie este menino para ti ?? E foi o que aconteceu. Devemos orar e pedir a Deus que ilumine nossos corações com palavras sábias. Há na bíblia 246 vezes a palavra sabedoria. O próprio Salomão declara isto.Se ela também não fosse vigilante, não teria opinado sobre o destino de Moisés.

·    Iniciativa:
A mulher virtuosa deve ter iniciativa. Miriã nos diversos episódios da bíblia teve iniciativa, e vemos isto claramente onde ela providenciou uma hebréia (sua mãe) para tomar conta do bebê.
Assim devemos ser, não medir esforços para resolver uma causa, ter iniciativa nos vários aspectos de nossa vida, seja para ganhar almas, trabalhar na obra, ajudar nas economias da casa, defender os seus, etc...

·    Espírito voluntário:
Além disto, a mulher virtuosa deve ter o coração voluntário. Miriã não mediu esforços para ajudar quem dela necessitava, como foi o caso do seu irmãozinho. A mulher virtuosa deve ter o seu espírito voltado para ajudar, para socorrer, auxiliar, não importando-se com quem quer que seja, ou para quem seja.
A vida de Miriâ fala muito a nós mulheres. Ela era cheia do espírito, mais isto não a impedia de viver uma vida normal, trabalhava, ajudava os seus, e o seu esforço teve a recompensa ao ver o vaso de bênçãos que seu irmão Moisés se tornou. Já de idade, frente ao amar, do lado as montanhas, atrás Faraó, Deus deu-lhes a vitória ao Moisés tocar nas águas e o mar se abrir. Quando temos a vigilância, a sabedoria e a iniciativa, colheremos os frutos de nossa perseverança como Miriã colheu. Ela dançou e cantou louvando a Deus pela vitória. Isto retrata-nos que não importa a idade para fazermos algo para Deus, e que nem devemos nos abater pelo cansaço, devemos orar e esperar pela vitória embora ela demore a vir.
O exemplo dela, nos leva a pensar em quantas vidas precisamos socorrer, tirar das prisões dos ?juncos?, e talvez deveremos começar ?a partir de nosso lar.
·    Comunicativa:
Esta deve ser uma das qualidades da mulher virtuosa. Ouvir os seus, saber de seus medos, problemas, dificuldades. Ter um bom diálogo com seus filhos e esposo.
·    Zelosa:
A mulher virtuosa deve preocupar-se com sua aparência, procurando sempre estar bem produzida para seu esposo, e com a limpeza e organização de seu lar e de seus filhos.
·    AMOROSA:
O amor é o tempero de tudo. Amor para com os seus, para com a obra de Deus, e amor para consigo mesma.
A mulher virtuosa deve amar-se.