3 de janeiro de 2012

O soberano supremo chamado




O SOBERANO SUPREMO CHAMADO
Texto : I Reis 19:15-21


Não há nada que se compare ao chamado de Deus para minha vida.

Chamado:- nomeado, convocado, designado, escolhido.

Todos nós temos um chamado: II Timóteo 1:9 : ?Que nos salvou e chamou com uma santa vocação?. Não podemos fugir ou negligenciar o chamado. DEUS nos salvou com um propósito, com um plano, com um chamado. É Ele quem chama os escolhidos, e se não me sinto capacitado para o chamado, Ele também capacita os chamados, pois ?... Aquele que em vós começou a boa obra, a aperfeiçoará até ao dia de cristo JESUS? (Fl.1:06)

Se não cumprirmos com o nosso chamado, Deus levantará outro em nosso lugar, pois o reino é Dele e seu progresso ninguém pode impedir.

Se não O honrarmos com o talento (Chamado) que Ele nos deu, Deus envia outros, quem sabe mais novos que nós ( menos tempo de convertido ) e os colocam em nosso lugar. Para comprovarmos isso, é só estudarmos a história do Rei Saul.

O texto de I Reis 19, mostra-nos a postura de um homem (Eliseu) que ao ser desafiado, não se omite ante ao desafio, cumpre com o chamado, se tornando um grande profeta e arauto de DEUS, num contexto histórico deprimente para o povo de Israel. Por aceitar o desafio do chamado, DEUS honra Eliseu, que se torna um instrumento bem mais usado do que seu próprio discipulador, Elias. (Compare os milagres operados por intermédio de cada um)

Vejamos através do texto lido algumas implicações do soberano supremo chamado.



1-    O CHAMADO É UM CONSTANTE DESAFIO À MUDANÇAS ? VS. 19-20.

Eliseu tem sua vida mudada por causa do chamado. Lhe é proposto um novo paradigma, uma nova disciplina, outras prioridades.

O chamado é um constante desafio à mudanças. Mudanças na vida. Mudanças na agenda. Mudanças no comportamento.

Todo crente que não se dispõe a mudar suas vidas, seus hábitos, sua agenda, sua rotina, seus compromissos, como irá cumprir com o Soberano Supremo Chamado?

II Timóteo 2:4: ?Nenhum soldado em serviço se embaraça em negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou?.

Enquanto não entendermos este princípio não iremos cumprir com o nosso chamado.

O chamado é para todos, para mim e para você. Alguns confundem chamado com o exercício do sacerdócio, por isso continuam justificando suas omissões dizendo que são os pastores e líderes que devem desempenhar seu chamado. Todos nós fomos escolhidos por DEUS com e para um chamado. Volto a repetir o texto de II Timóteo 1:9 : ?Que nos salvou e chamou com uma santa vocação?.

Jesus foi um homem que executou o Seu chamado e revolucionou o Seu tempo.

A origem da palavra chamado significa também: o que vai à frente da tropa ou dos bois cangados.(de canga)

Quando Elias encontrou Eliseu, ele estava trabalhando com uma junta de bois. Um homem com um grande potencial e estava arando a terra. Ele era um profeta vivendo como agricultor.

Há muitas pessoas fazendo o que Deus não mandou fazer e estão perdendo seu tempo. Muitos de nós estamos ocupados com coisas que nos tiram do chamado. Estamos perdendo a essência do chamado. Sabemos que temos um chamado, mas não temos coragem de mudar.

Deus exige mudanças. O chamado tem que produzir mudanças. Não há chamado sem mudanças, sem renúncias.

O CHAMADO É UM CONSTANTE DESAFIO À MUDANÇAS

Quando colocamos a mão no arado, não podemos olhar para trás. Se estivermos olhando para o passado, para a vida anterior, sentiremos saudades.

Quando Deus chamou Eliseu, mandando Elias ungi-lo, ele prontamente obedeceu. Matou os bois e cozeu-os com a madeira das juntas dos bois. Não deixou nada para se lembrar do passado. Não havia mais nada em sua vida que o atrapalhasse de servir à Deus.

O que está tirando o nosso tempo, os nossos recursos, de executar o plano de Deus para nossa vida?


2-    O CHAMADO É INEGOCIÁVEL. VS 19B-20

Deus quer ver resultados. Ele não abre mão do nosso chamado. Nada tira o propósito do chamado. Não adianta inventar desculpas por não executar o chamado. Deus não negocia o chamado.

Quando recebemos o chamado, precisamos fazer adaptações em nossa vida para obedecer.

Eliseu pede para que Elias permita que ele vá em casa beijar seu pai e sua mãe no que Elias responde: ?...Vai e Volta.? Aqui podemos observar que Eliseu amava sua família e a tinha por célula principal, quando manifesta o desejo de beijar seus pais.

Eliseu tinha compromissos com o lar. Ele desempenhava serviços em prol da sua família. Seus pais eram um referencial. Foi por isso que Elias não desprezou o desejo de Eliseu quando autorizou: ?Vai?

Agora é bom analisarmos a Segunda palavra: ?Volta? Significa que o chamado realmente é inegociável. Elias ao dizer ?Vai? quis dizer: ? beije seus pais, ame sua família, cuide de sua família, trabalhe em prol de sua família. etc, Mas não abriu mão do chamado por isso disse logo em seguida ?Volta?. Ou seja: Cumpra com suas responsabilidades no reino de DEUS, obedeça ao chamado, não seja mais um no meio de muitos, tenha qualidade, seja também um membro ministro, busque em primeiro lugar o reino de DEUS, faça parte da solução e não do problema, cumpra com a grande comissão (IDE), desenvolva seus talentos, coloque a mão na massa, trabalhe e coopere para o crescimento de uns e conversões de outros, influencie positivamente, discipule, evangelize, etc. Isso significa a expressão ?Volta?. Ou seja: Cumpra com o seu chamado.

Infelizmente alguns se ancoram em alguma coisa para novamente omitirem o chamado. Uns dizem que a família lhe toma todo o tempo, outros o trabalho lhe impedem de cumprir com o chamado, outros é a falta de tempo, e ainda outros são os estudos e sua formação acadêmica.

Agora pergunto: será que JESUS permitirá estas justificativas? Eclesiastes 3:01b diz que: ? ...há tempo para todo o propósito debaixo do céu? Ou seja; há tempo para tudo. Há tempo para dedicarmos à família, tempo para os estudos, tempo para o trabalho, tempo para descanso, e também há tempo para o chamado.

Precisamos na verdade é avaliarmos nossa vida e colocá-la em ordem, procurando acima de tudo servir ao Senhor nosso DEUS cumprindo com o nosso chamado. Chega de desculpas. Não podemos nos esquecer que o chamado é inegociável. ?...Vai e Volta.?

Concluindo este tópico quero citar Lucas 14: 25,26,27,33. É uma palavra de JESUS dirigida à multidão e não aos seus apóstolos. Vejamos o texto:

25 - ? Certa vez ia com Ele grande multidão. Voltando-se, disse-lhes:
26 - Se alguém vier a mim, e não aborrecer a seu pai, e mãe, e mulher, e filhos, e irmãos, e irmãs, e até mesmo a sua própria vida, não pode ser meu discípulo.
27 - Qualquer que não tomar a sua cruz, e não vier após mim, não pode ser meu discípulo.
33 ? Da mesma forma, qualquer de vós que não renuncia a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo.


3-    O PROPÓSITO DO CHAMADO É O SERVIÇO. VS. 21B.

Eliseu após ser chamado por Elias, levanta-se, segue-o e o serve. Verso 21b ? Então se levantou e seguiu a Elias, e o servia. Elias aqui é um diplomata do reino. Ele era o representante de DEUS na terra. Por isso que Eliseu se dispõe a servi-lo. Eliseu não servia o homem Elias, mas o profeta Elias. Fazendo isso servia ao reino e ao DEUS de Israel.

Só é servo, quem serve.
Quem tem um chamado, serve.
É impossível ter um chamado e não servir.

A boa notícia é que fomos chamados para servir. Quem é servo, serve e portanto está executando o seu serviço.

Servir significa ajustar-se ao corpo. Toda pessoa que tem um chamado, se ajusta ao corpo de Cristo

Ilustração: Notem por exemplo o ato de experimentarmos uma roupa. Só será útil se ela ajustar-se ao meu manequim. Aí sim ela me serve.

Podemos concluir então que só está servindo quem está sendo útil, usado.

Podemos ter roupas bonitas, da moda, novas no nosso guarda-roupa, mas de que adianta se elas não me servem, não me são úteis?

Que possamos tomar o cuidado de não estarmos sendo para o reino de DEUS como estas roupas, bonitas, atuais, novas, mas sem utilidades. Ou seja: sem estar cumprindo com o chamado.

Como sei quando uma ovelha está cumprindo com o seu chamado?
-    Quando ela serve.
E como sei quando ela está servindo?
-    Quando ela se faz presente.
-    Quando ela se dispõe para os desafios que lhe são feitos.
-    Quando ela investe do seu tempo, dinheiro, habilidades, talentos, dons, etc. Mostrando assim que está servindo e como está servido.
Mt.7:16a - ?Pelos frutos os conhecereis?.