24 de novembro de 2011

Adolescentes que aprendem na palavra de Deus



Ao passarmos em frente de uma banca de revistas ou de uma livraria, encontramos exemplares específicos sobre determinados assuntos, por exemplo: Decoração, moda, pescaria, culinária, trabalhos artesanais e uma infinidade de outros interesses humanos. É necessário considerar que o apredizado mais importante que precisamos, só encontramos na palavra de Deus.

Só temos respostas para os nossos questionamentos mais íntimos na Bíblia. "Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, afim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança" Romanos 15:4. Na Bíblia temos aprendido sobre a salvação em Cristo. "e que, desde a infância, sabes as sagradas letras, que podem tornar-te sábio para a salvação pela fé em Cristo Jesus." 2ª Timóteo 3:15. "Pois não me envergonho do evangelho, porque é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, primeiro do judeu e também do grego;" Romanos 1:16. "Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal." 1ª Timóteo 1:15.

A Palavra de Deus:

1º - Nos ensina o que é certo e errado. "Toda a Eescritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça," 2ª Timóteo 3:16. "Porque o pecado, prevalecendo-se do mandamenrto, pelo mesmo fundamento, me enganou e me matou. Por conseguinte, a lei é santa; e o mandamento, santo, e justo, e bom." Romanos 7:11-12.

2º - Trouxe a existência das coisas. "Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como a terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus. 2ª Pedro 3:5.

3º - É poderosa e age nos corações. "Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até ao ponto de dividir a alma espírito, juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração." Hebreus 4:12. "pois fostes regenerados não de semente corruptível, mas de incorruptível, mediante a palavra de Deus, a qual vive e é permanente." 1ª Pedro 1:23.

4º - Traz fé. "Como, porém, invocarão aquele em que não creram? E como crerão naquele de quem nada ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue?" Romanos 10:14. "E, assim, a fé vem pela pregação, e a pregação, pela palavra de Cristo." Romanos 10:17.

Os principios da palavra do Senhor são válidos para todos os tempos e pessoas. Deus está comprometido com sua palavra e não deixa que nenhuma de suas promessas fiquem sem cumprir. Nos Salmos 19:8 (ler) diz que a palavra é pura e limpa, porque revela o caráter de Deus. Ainda nos Salmos 19:9-10 assegura que é doce e desejável, por isso nos faz bem.

Há pessoas que ouvem o conselho dos ímpios e acabam em caminhos errados, caindo numa maneira sútil e atraente, onde idéias aparentemente "bonitas e convidativas" são aceitas sem nenhum questionamento. A desculpa passa a ser "Todo mundo faz isso, qual é o problema?"

Não podemos nos deixar enganar por argumentos de pessoas sem base bíblica, nos oferecendo coisas falsas.

Concluindo, devemos evitar de nos associarmos com idéias mundanas, de uma sociedade sem Cristo. Mas o nosso interesse deve ser totalmente voltado para a Palavra do Senhor. Não podemos ser levados por ideologias e costumes que não tem qualquer relação com o evangelho de Jesus Cristo.