12 de setembro de 2011

Aguente Firme!


O Senhor Deus salva do perigo os que são bons e os protege em tempos de aflição. (Salmos 37:39)

O salmista e rei Davi baseou-se na sua própria experiência e na experiência de várias pessoas tementes a Deus, quando exclamou a frase acima.

Angústia é uma sensação psicológica, caracterizada por “abafamento”, insegurança, falta de humor, ressentimento, dor e ferida na alma. Na moderna psiquiatria, a angústia é considerada uma doença que pode produzir problemas psicossomáticos.

A angústia é também uma emoção que precede algo (um acontecimento, uma ocasião, circunstância), também pode-se chegar a angústia através de lembranças traumáticas que dilaceraram ou fragmentaram o ego. Hoje em dia muitas pessoas andam angustiadas por não serem amadas, por não conseguirem realizar os seus sonhos, por não terem saúde, por terem perdido um ente querido, etc.

"Uma das coisas que mais desanimam o cristão que esforça para ser fiel ao Senhor é a experiência da angústia. O sentimento de angústia é um mal crescente, que pode ficar avassalador. Ele é um misto de prostração, de ansiedade, de revolta, de sofrimento. Sua vivência é especialmente dolorosa quando começa a desenvolver uma sensação de abandono, de 'não tem jeito'.

O cristão pode experimentar angústia? Pode e experimenta. E não necessariamente porque se afastou do Senhor ou incorreu em pecado. Nada disso! O cristão está sujeito a todos os tipos de males desse mundo. A Bíblia, em várias ocasiões, descreve a angústia dos justos". (Pr. Olavo Feijó) 

Mas há uma diferença substancial. O ensino bíblico diz que o Senhor usa o mal da angústia para, finalmente, fortalecer a vida espiritual dos que O seguem. Os verdadeiros cristãos, quando assaltados pela angústia, agarram-se com o Senhor, de uma forma intensa e definitiva – de uma maneira que às vezes não acontece, quando tudo é tranqüilidade e bonança. 

Se você está passando agora por um momento de angústia, saiba que o Senhor é a sua salvação e a sua fortaleza. Ele jamais deixará que você venha da fé naufragar. Então, confie em Deus e aguente firme! Logo, tudo passará.